So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Galinha muda de sexo

Uma galinha surpreendeu um casal do Reino Unido quando deixou de pôr ovos e começou a desenvolver uma crista e a cacarejar como um galo.

Gertie, uma das duas galinhas criadas por Jeanette de 79 anos e Jim Howard de 76, começou a desenvolver algumas características dos galos durante o Inverno, altura em que os donos verificaram uma quebra na produção dos ovos.

Jeanette disse à BBC que notou alterações na aparência de 
Gertie na altura em que as aves mudaram de penas e afirmou que «ela ganhou mais penas e ficou mais encorpada».

A dona explicou que a galinha desenvolveu um papo e a crista ficou maior e começou a ter uma postura diferente. «Alguns dias depois ouvi-a a tentar cantar. No início não conseguia muito bem, mas agora canta muito bem», disse.

Segundo o que a veterinária Marion Ford disse à BBC, as alterações aparentes de sexo nas galinhas não são totalmente incomuns, sendo que é verificada uma em cada 10 mil aves femininas.

As razões das mudanças podem justificar-se pelas componentes das rações para galinhas que podem ter efeitos nas hormonas dos animais.

Jeanette referiu ainda que ainda não tem a certeza de que Gertie mudou na realidade de sexo, mas, «para todos os efeitos, ela agora é um galo» que foi rebaptizado com o nome de Bertie.



TVi24

Sem comentários: