Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

'Homo sapiens' já dominava o fogo em África há 72 mil anos

Até agora era mais ou menos ponto assente que a utilização do fogo para fabrico de utensílios tinha emergido na Europa, há cerca de  25 mil anos. Uma descoberta realizada em África por uma grupo internacional de investigadores veio agora alterar esta visão, e fazer recuar cerca  de 45 mil anos essa data. O estudo é publicado hoje na revista 'Science'  
Os primeiros homens modernos já dominavam o fogo para o fabrico de instrumentos há pelo menos 72 mil anos na região sul do continente africano. A conclusão é de um grupo internacional de investigadores que fez escavações na zona e publica o resultado dos seus estudos na Science.

"Antes do nosso trabalho, a utilização do fogo era vista como algo que emergiu na Europa há 25 mil anos", explicou o paleoantropólogo Curtis Marean, da Universidade do Arizona, nos EUA, e o director do projecto de escavação na África do Sul.

Até agora era isso que os vestígios disponíveis indicavam: que o uso do fogo deveria ter-se iniciado na Europa há cerca de 25 mil anos. O trabalho da equipa liderada por Curtis Marean veio agora alterar esta visão.

No artigo da Science, os investigadores sugerem mesmo que a utilização do fogo poderia ter-se iniciado muito antes, há cerca de 164 mil anos, naquela zona de África, muito antes de o Homo sapiens empreender a sua viagem para fora de África, ocorrida há 50 a 60 mil anos.
Tendo o domínio do fogo nessa altura, os grupos humanos em deslocação para norte, para a Europa gelada, poderiam então realizar essa migração com mais facilidade e sucesso.

DN

Sem comentários: