So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ambiente vai sofrer com o aquecimento global por mais mil anos

A factura do aquecimento global vai continuar a ser paga durante o próximo milénio. O aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2) vão fazer subir as temperaturas da Terra nos próximos mil anos e elevará em, pelo menos, quatro metros o nível das águas do mar, previsões de um estudo publicado na revista científica Nature link externo, que a agência EFE cita.

O estudo, o primeiro com prognósticos para um prazo tão longo, foi realizado com programas de simulação de computador que exploraram os possíveis cenários em uma situação de emissão zero de CO2 a partir de 2010 e 2100.

Grandes áreas do norte da África vão transformar-se em desertos e a temperatura dos oceanos pode subir até cinco por cento. Estas alterações vão provocar o colapso da camada de gelo ocidental da Antártida, uma superfície de 2,2 milhões de quilómetros quadrados, ou seja, equivalente a quatro vezes o tamanho da Espanha.

Segundo o coordenador do estudo, o professor Shawn Marshall, da Universidade de Calgary, no Canadá, as regiões do hemisfério norte, no geral, serão menos afectadas que as do sul, embora a projecção revele que os padrões do clima em certos lugares mudem totalmente.

TVi24

Sem comentários: