Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Viseu - Distrito de Viseu preparado para o Natal...


Cerca de 100 mil euros foi quanto a Câmara Municipal de Viseu gastou com a iluminação de Natal que contempla 15 ruas da cidade, mais duas do que no ano passado, cinco rotundas, duas praças e dois jardins. No total, estão espalhadas pela cidade quatrocentas mil micro-lâmpadas e um milhão de leds.


Tondela ficou-se por metade da despesa, gastando menos dinheiro do que no ano passado e iluminando praticamente as mesmas ruas de anos anteriores, ou seja, as que têm comércio. "Procurámos obter a menor despesa possível e a iluminação e actividades de Natal são idênticas às dos anos anteriores", revelou ontem o vice-presidente da Câmara Municipal de Tondela e vereador da Cultura, José António Jesus.


A autarquia tem uma parceria com algumas associações de Tondela, nomeadamente a Acert, a Casa do Povo e a Filarmónica Tondelense, as quais promovem actividades que são financiadas pela Câmara.


Com os comerciantes, há três anos que faz uma campanha que consiste na colocação de outdoors nas principais entradas da cidade "para que nesta quadra, as pessoas possam fazer compras no comércio local", explicou ao Diário de Viseu o vereador.


Na sua opinião, esta é uma forma de "valorizar o comércio e estimular as compras", já que esta actividade económica "é um pilar fundamental para o desenvolvimento do concelho", defendeu.
Segundo António Jesus, este é um período em que é necessário investir na oferta cultural e decorativa, a fim de tornar a cidade mais apelativa aos visitantes. Viseu adoptou um slogan para esta quadra - "a minha terra Natal" - que pretende ser aplicado a viseenses e visitantes. À semelhança de anos anteriores, as casinhas de Natal voltam a enfeitar o Rossio e a ser uma das atracções desta época.


Os espaços dão visibilidade ao artesanato, comércio e restauração do concelho, numa iniciativa que conta igualmente com a colaboração da Associação Comercial do Distrito de Viseu, que participa igualmente na animação de rua com espectáculos de dança e música.


Cunha Lemos, vereador da Câmara Municipal de Viseu considerou que tanto a iluminação de Natal como as actividades dinamizam o comércio tradicional e fazem com que a cidade "seja mais bonita e mais atraente para que as pessoas venham fazer as suas compras".

Novidades em Mangualde


Mangualde festeja o Natal "com pompa e circunstância", dando destaque à gastronomia, ao artesanato, ao comércio do concelho e à animação, especialmente destinada às crianças.
O objectivo é proporcionar um ambiente festivo, no seu aspecto mais religioso, envolvendo o comércio e as crianças. Quanto à despesa que a programação e iluminação exigiram, o presidente da autarquia, João Azevedo. não quis avançar números.



Sem comentários: