Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 29 de novembro de 2009

Delegações de 22 países deslocam-se a Lisboa...


A XIX cimeira de chefes de Estado e de Governo ibero-americanos, que decorre até terça-feira sob o tema «Inovação e Conhecimento», tem hoje o seu acto inaugural, nos Jardins da Torre de Belém.


Durante o dia, as atenções estarão concentradas na chegada à Lisboa dos chefes de Estado e de Governo e delegações dos 22 países participantes, com algumas ausências, nomeadamente a do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.


Os discursos do primeiro-ministro português, José Sócrates, do Presidente da República, Cavaco Silva, do seu homólogo de El Salvador e ainda do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, que participa em representação do secretário geral da ONU, marcam o acto inaugural, este domingo, às 20h00.


O Mosteiro dos Jerónimos acolhe depois chefes de Estado e de Governo, chefes da diplomacia e outros convidados para um jantar.


Cimeira: trânsito condicionado em Lisboa


Os trabalhos vão decorrer segunda e terça-feira num hotel de Cascais, sendo o tema central para deliberações, que é proposto pelo país anfitrião, «Inovação e Conhecimento». A crise política das Honduras e a tensão entre a Colômbia e a Venezuela poderão também ser questões a abordar.


A Cimeira Ibero-Americana tem um «nível de ameaça médio», na classificação de um responsável da PSP, com as medidas de segurança a incluir inspecções prévias aos locais por equipas das forças de segurança portuguesas e também elementos das forças de segurança dos países cujos chefes de Estado e de Governo vão estar presentes, algumas restrições à circulação.


O espaço aéreo no local onde vai decorrer a cimeira vai ficar interdito quando todos os líderes estiverem reunidos.


Os 22 países participantes são três europeus (Portugal, Espanha e Andorra) e 19 da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).

Sem comentários: