Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 16 de março de 2009

UE: SOS crianças desaparecida



A Linha telefónica directa para participar o desaparecimento de crianças já está a funcionar em cinco países membros da União Europeia, Portugal incluído.

O 116000 é o número directo para comunicar o desaparecimento de crianças e já está a funcionar em Portugal, Grécia, Hungria, Países Baixos e Roménia.

A Comissão Europeia prevê que em breve este número seja também aplicado na Bélgica e Eslováquia.

Depois de ter acompanhado atentamente o processo de reserva do número 116000 pelos países da UE, como exigido pelo direito comunitário, a Comissão apela agora, uma vez mais, aos Estados-Membros para que apoiem e orientem os potenciais operadores da linha directa 116000 para que os pais e as crianças possam telefonar para este número em caso de necessidade, em qualquer ponto da Europa.

"O facto de a linha directa 116000 para crianças desaparecidas já se encontrar operacional na Grécia, na Hungria, nos Países Baixos, em Portugal e na Roménia constitui uma boa notícia. No entanto, esperava uma abordagem mais ambiciosa por parte de outros Estados-Membros. Não há margem nem tempo para condescendências quando se trata da segurança dos nossos filhos," afirmou Viviane Reding, Comissária europeia responsável pelas telecomunicações.

Nos cinco Estados-Membros em que está operacional, o número foi atribuído a prestadores de serviços com capacidade para tratar as chamadas adequadamente, e gratuitamente, 24 horas por dia, em todo o território nacional.

Na Hungria, desde a introdução do 116000, registaram-se mensalmente cerca de 40 mil tentativas de chamadas, tendo o prestador húngaro responsável, o Kék Vonal, capacidade para atender entre 6 mil e 7 mil por mês.

Em 2008, o 116000 deu provas do seu valor acrescentado num caso de rapto parental transfronteiras. Na Bélgica, um pai levou as filhas de sete, dez e catorze anos e escondeu-as durante nove meses e meio em condições de grande precariedade.

Em Setembro, na sequência de um pedido feito através das linhas directas 116000 belga e portuguesa, o noticiário da noite da RTP abriu com um apelo a informações sobre o paradeiro destas crianças e encerrou exibindo a toda a largura do ecrã o número 116000. Minutos depois, o caso ficou resolvido.

Sem comentários: