Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 5 de agosto de 2007

Antigos moinhos de água viram casa de campo

Dois antigos moinhos de água, junto ao rio Paiva, em Segões, Moimenta da Beira, foram recuperados e transformados em casa de campo por um empresário local que aposta no turismo rural de habitação, como forma de revitalizar a freguesia, não fosse ele o presidente da junta.

O espaço ainda não está aberto, mas já e muito procurado pelos turistas, que preferem o interior campestre e gracioso às concorridas praias do litoral. "Embora a casa (com dois quartos) já esteja completamente equipada, faltando apenas os arranjos exteriores, já muita gente passa por aqui a querer saber se pode cá ficar alojada", lembra António Rocha dos Santos, o empresário que também é presidente da Junta de Freguesia de Segões. Filho de antigos moleiros, conta inaugurar o complexo ainda este ano.



A recuperação dos dois moinhos, já seculares, foi quase feita pedra a pedra, dado o seu estado de degradação, acentuado por uma cheia nos anos 60 e por um grande incêndio há duas décadas, que quase os destruiu por completo. "Praticamente só ficaram as paredes", recorda António Santos.



As obras de requalificação "respeitaram integralmente a traça primitiva", garante o empresário, que já ali investiu mais de 120 mil euros.



O projecto foi candidatado ao programa Lider+, que deverá financiar os trabalhos em cerca de 27500 euros. "Ainda não recebi um único cêntimo, e como não queria estar à espera do financiamento, fui avançando com a obra com dinheiro meu", explica.



Para o complexo ficar concluído, faltam os arranjos exteriores, que incluem a conservação da ponte que lhe dá acesso e o ajardinamento do terreno que o envolve. "Só depois de tudo pronto é que inauguro a casa de campo", afirma António Santos. Ao lado dos antigos moinhos, o empresário recuperou uma antiga loja, que agora adaptou para espaço de convívio.



Um espigueiro quase completa o quadro, ao qual António Santos quer ainda acrescentar uma piscina natural com as água do Pavia.

Praia fluvial ao lado

Próximo dos moinhos recuperados para turismo rural de habitação, está a praia fluvial de Segões, muito procurada no Verão. É das poucas oficialmente licenciadas como tal. Vigiada por socorristas encartados e com as águas analisadas com regularidade, a autarquia garante que os banhistas gozam de todas as condições de segurança. O espaço foi inaugurado há cerca de uma década e tem ostentado a bandeira verde, símbolo de qualidade.


Tem bar, instalações sanitárias e dezenas de lugares de estacionamento num patamar mais elevado. A praia é também frequentemente fiscalizada pelos serviços camarários, que impedem o campismo selvagem no local e sensibilizam os banhistas para os cuidados que devem ter quando vão à água ou correm pelas margens do rio.

Sem comentários: