Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

PORTUGAL - Portugueses a espera da neve...












A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) vai colocar quarta-feira em alerta amarelo 10 distritos do Norte e Centro do país devido ao frio, chuva e queda de neve, que poderá ser intensa em alguns locais, noticia a Lusa.


Segundo a ANPC, o alerta amarelo, segundo de uma escala de quatro, vai ser accionado às 00:00 de quarta-feira nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra, prolongando-se por 24 horas.


A Protecção Civil coloca em alerta azul, o mais baixo de uma escala de quatro, os restantes distritos de Portugal continental.


Os alertas têm como objectivo aumentar a prontidão dos dispositivos de resposta operacional e informar a população sobre medidas de prevenção e precaução, de acordo com a Protecção Civil.


O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para os próximos dias a continuação do tempo frio e a ocorrência de chuva nas regiões do sul a partir do final do dia de hoje, precipitação que vai progredir para Norte e que poderá ser temporariamente forte.


Poderá nevar acima dos 400 metros


Segundo o IM, face às baixas temperaturas previstas poderá nevar acima dos 400 metros de altitude. Na região Sul, poderá cair neve nas Serras de Monchique e São Mamede durante a próxima madrugada.


Em comunicado, a Protecção Civil volta a recomendar que seja dada «especial atenção» à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, uma vez que aumenta o perigo de acidentes rodoviários, e aconselha velocidades reduzidas.


A ANPC sugere também, em áreas afectadas por gelo ou neve nas estradas, o transporte na viatura e colocação nos pneus de correntes de neve sempre que as condições de circulação o justificarem.


Os automobilistas devem seguir as indicações da ANPC e «não ignorarem eventuais cortes de estradas ou indicações de vias alternativas».


A Protecção Civil aconselha igualmente o uso de várias camadas de roupa, que não devem ser muito justas, a não realização de actividades físicas intensas e contacto imediato com o 112 (número de emergência) sempre que surgirem sinais de hipotermia.


A quem viajar para áreas onde é habitual a queda de neve ou formação de gelo nas estradas, a ANPC recomenda que se levem «alimentos, água, roupa quente e de cores vivas, depósito de combustível cheio e lanterna».


A Protecção Civil chama ainda a atenção para os cuidados a ter com os aquecimentos em casa, para evitar incêndios ou intoxicações, nomeadamente com as lareiras, em locais fechados e sem renovação de ar, e com os aquecedores.

Sem comentários: