Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 24 de março de 2009

Isto e uma licao para os graudos

Crianças ajudam a repovoar serra S. Macário



800 carvalhos serão plantados durante a próxima semana

2009-03-21



Cerca de 500 crianças de 25 jardins-de-infância de S. Pedro do Sul passaram a semana a semear carvalhos, em vasos, no horto municipal. A iniciativa da autarquia, "Uma árvore, minha amiga", vai permitir recuperar zonas ardidas.


Cerca de 500 crianças de 25 jardins-de-infância de S. Pedro do Sul que, como se de uma brincadeira se tratasse, semearam em vasos a semente do carvalho, no âmbito de uma campanha de sensibilização ambiental promovida pela autarquia, intitulada "Uma árvore, minha amiga".


Mas, segundo o presidente da Câmara, António Carlos Figueiredo, o assunto é muito sério, até porque 75 por cento da área do concelho de S. Pedro do Sul é ocupada pela floresta, que tem sido muito fustigada pelos incêndios.


Sensibilizar


"Muito mais do que comemorar o Dia da Floresta com colóquios, discursos ou chavões, ou naquela perspectiva de arrecadar mais alguns fundos comunitários, o importante é sensibilizar as crianças, para que elas saibam que as árvores aparecem, mas é necessário que nós cuidemos delas", afirmou.


O autarca está convencido de que esta é a melhor forma de garantir a preservação da natureza e, por isso, também os alunos do primeiro ciclo do ensino básico darão o seu contributo na próxima semana, plantando 800 carvalhos na Serra de S. Macário. "Penso que há uma responsabilidade ainda maior das crianças que vivem perto da natureza, porque têm mais obrigação e mais possibilidade de a preservar e de ter um carinho especial por ela", considerou.


Apesar da tenra idade, as crianças parecem sentir o peso da responsabilidade. Depois de encherem o seu vaso de terra e de nele enterrarem a bolota, levam-no com todo o cuidado para o local onde outros meninos e meninas já antes depositaram os seus.


Na visita ao horto municipal, foram recebendo informações de Sara Fresco, técnica do Gabinete Florestal da autarquia, sobre as árvores que iam vendo, e aprenderam, por exemplo, a diferença entre a bolota e a bugalha do carvalho. "Estão a ver estas bolinhas aqui nesta árvore? Sabem como é que se chamam? São bugalhas. A bugalha é a casa de um bichinho, não é o fruto do carvalho. O fruto é a bolota", esclareceu.

Sem comentários: