Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 5 de janeiro de 2008

Projectos de artistas residentes em Viseu em destaque na programação do Teatro Viriato



Viseu, 05 Jan (Lusa) - Projectos de artistas que se fixaram em Viseu e que envolvem a comunidade marcam a programação do Teatro Viriato para o primeiro trimestre de 2008, com destaque para a estreia de "Mexe-te", da actriz e encenadora Rafaela Santos.

"Cada vez mais vamos sedimentando uma comunidade artística que se vai fixando nesta cidade", congratulou-se o director geral e de programação do Teatro Viriato, Paulo Ribeiro, aludindo a Rafaela Santos, Romulus Neagu e Graeme Pulleyn.

Explicou que se tratam de artistas que optaram por viver em Viseu "por causa da dinâmica concertada" que existe entre o Teatro Viriato e a Companhia Paulo Ribeiro, juntando as suas vocações de "apresentação, residência, pedagógica e de criação".

O espectáculo de teatro "Mexe-te" tem estreia absoluta marcada para 01 de Fevereiro, contando a história de pessoas "que pertencem à mesma família e grupo de amigos e que, num determinado momento das suas vidas, entram numa espiral de memórias".

"É um trabalho que envolve a comunidade no sentido em que se inspira muito na comunidade não só de Viseu mas de toda a região", explicou Paulo Ribeiro.

A 22 de Fevereiro o coreógrafo Romulus Neagu apresenta "A invisibilidade das pequenas percepções" (título provisório), espectáculo com o qual, "utilizando o corpo como um canal de comunicação da interioridade", tenta, "mais uma vez, promover a emancipação do indivíduo através da simplicidade do movimento".

Trata-se do encontro de dois tipos de pessoas que habitualmente não sobem a palco: uma com deficiência, José António Correia, e outra proveniente de um lar de reinserção social, Ana Isabel Gomes.

Paulo Ribeiro lembrou que, com "A invisibilidade das pequenas percepções", Romulus Neagu dá continuidade ao seu projecto de trabalhar "com pessoas de meios mais difíceis ou com dificuldades", tendo conseguido a co-produção do Teatro Nacional S. João, onde estreará.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Teatro Viriato participa também no projecto PANOS - Palcos Novos, Palavras Novas, promovido pela Culturgest, cabendo a Graeme Pulleyn, antigo director do Teatro Regional da Serra de Montemuro (Castro Daire), a encenação do texto "Escudos Humanos", de Patrícia Portela.

O trabalho com os jovens decorrerá nestes primeiros meses do ano, estreando o espectáculo em Maio.

Atendendo ao sucesso que disse ter sido a programação do último trimestre de 2007, Paulo Ribeiro decidiu "continuar a apostar em várias programações paralelas e transversais".

Neste âmbito, e numa tentativa de dar "mais regularidade" à dinamização do "foyer" do teatro, foi estabelecida uma parceria com a editora discográfica independente Borland, que a 17 de Janeiro realizará o concerto "Old Jerusalém", o primeiro de quatro até ao final do ano.

Paulo Ribeiro destacou também o espectáculo "Dúvida", que conta com a interpretação de Eunice Muñoz e Diogo Infante, que estará em palco cinco dias, entre 23 e 27 de Janeiro, ao invés dos habituais dias do fim-de-semana.

No que respeita à música, realçou também a presença no Teatro Viriato do projecto "Wraygunn" (15 de Fevereiro) e dos Mão Morta (07 e 08 de Março) e, na dança, Olga Roriz, pela primeira vez em Viseu, com a coreografia "Paraíso" (01 de Março).

O Teatro Viriato anunciou também ter aderido ao desafio da ACERT para constituir uma rede regional de públicos.

Está prevista a permuta de benefícios entre os sócios da ACERT, do Cine Clube de Viseu, os Amigos do Teatro Municipal da Guarda e os Amigos do Teatro Viriato.

Sem comentários: