Cavaco Silva considerou a primeira deslocação dos reis de Espanha à Madeira como "uma visita histórica" e "mais um sinal da grande estima e carinho" que têm por Portugal. Já Juan Carlos disse ter gostado muito de conhecer o arquipélago.
"Foi uma visita histórica", afirmou o chefe de Estado português, em declarações aos jornalistas à saída de um almoço no campo de golfe de Porto Santo, que marcou o final da visita de três dias que os reis de Espanha realizaram ao arquipélago da Madeira a convite de Cavaco Silva.
Sublinhando que com esta visita foi possível concretizar "um grande desejo" dos monarcas de conhecerem a Madeira, Cavaco Silva considerou que a deslocação do rei Juan Carlos e da rainha Sofia ao Funchal e a Porto Santo "é mais um sinal da grande estima e carinho que Suas Majestades têm por Portugal e pelos portugueses".
Depois do almoço, o presidente da República assistiu à partida dos monarcas espanhóis do aeroporto de Porto Santo a bordo de um avião da Força Aérea Espanhola, embarcando depois de seguida em direcção a Lisboa.
À saída do almoço em Porto Santo, o rei de Espanha disse ter gostado muito de conhecer a Madeira, confessando esperar ter oportunidade de voltar ao arquipélago.
Em declarações aos jornalistas, Juan Carlos confidenciou que há muitos anos que queria conhecer a Madeira, mas nunca tinha tido oportunidade de concretizar esse desejo. "Gostei muito e espero voltar", sublinhou, fazendo ainda alusão à "amizade tão grande que há entre Portugal e Espanha".
A curta visita a Porto Santo, onde os monarcas apenas estiveram algumas horas, passando pela Câmara Municipal e pelo campo de golfe, marcou o final da primeira visita dos reis de Espanha ao arquipélago da Madeira, que teve início na quinta-feira ao final da tarde no Funchal.
Durante a manhã, antes da partida da comitiva para Porto Santo, centenas de pessoas saudaram os reis de Espanha e o presidente da República português no centro da cidade do Funchal, onde os monarcas tiveram oportunidade de visitar o Museu de Arte Sacra. Daí, e com uma apertada segurança a controlar todos os movimentos, seguiram até à Sé do Funchal, onde acabaram por receber o primeiro grande "banho de multidão" desde que chegaram ao Funchal.
Sem comentários:
Enviar um comentário