Espécie está em vias de extinção. Há apenas 200 animais a viver em estado selvagem
Uma misteriosa infecção está a ameaçar o lince ibérico, uma espécie em vias de extinção. O vírus já matou três animais em cativeiro, mas muitos outros apresentam sintomas preocupantes, informou esta terça-feira o organismo espanhol encarregue pela protecção destes felinos.
A doença crónica de origem desconhecida ataca os rins dos animais e está inexplicavelmente a afectar apenas os linces em cativeiro.
Mais de um terço dos 72 felinos que vivem em parques em Espanha apresentam sintomas que levam os especialistas a crer que sofrem da «mesma infecção renal crónica», revela o organismo, citado pela AFP.
Para já desconhece-se se a mesma doença afectou algum dos 16 animais transferidos o ano passado para Portugal, no âmbito do programa de protecção da espécie.
Estima-se que existam 200 linces ibéricos a viver em estado selvagem, a maioria em parques naturais no sul de Espanha. A urbanização, a caça e sobretudo uma doença que atingiu os coelhos, a principal fonte de alimentação destes felinos, provocou a quebra dramática da população destes felinos na Península Ibérica.TVi 24
Sem comentários:
Enviar um comentário