A antiga escola primária de Sarzeda, Sernancelhe, foi transformada num centro social e cívico para a população.
A escola encerrou em 2006, juntamente com outras 16 do concelho, e a autarquia optou por recuperar e preservar o património e, assim, reabrir as portas da antiga escola primária. Agora não tanto às crianças para ali aprenderem o alfabeto, mas mais para os idosos que passam a dispor de um espaço de convívio.
Para Fátima Salgado, presidente da Junta de Freguesia de Sarzeda, esta é uma obra que é "para todos tirarem o máximo proveito das instalações, e aproveitarem as condições para o lazer, o desporto e a cultura".
Já José Mário de Almeida Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, desejou que o Centro Cívico e Social proporcione a "todos bons momentos de lazer e convívio, e que aqui possam ter as vossas aulas de ginástica, de que tanto gostam".
O autarca recordou que com o encerramento das escolas, colocou-se o desafio de preservar estes edifícios, quer à Câmara quer às juntas de freguesia, que ficaram com o património escolar a seu encargo.
"Em diversas freguesias, os edifícios foram já intervencionados, mantendo sempre o respeito pela herança arquitectónica das escolas do Estado Novo, e transformaram-nos em locais de convívio, centros cívicos, culturais e sedes de associações", disse.
Diário Regional
VISEU CAPITAL DA BEIRA NO CORAÇÃO DE PORTUGAL CIDADE DE GRÃO VASCO COM A SUA CATEDRAL IMPONENTE NO ALTO DO MONTE
Radio Viseu Cidade Viriato
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
|
Sem comentários:
Enviar um comentário