Uma jovem de 15 anos, residente no Reino Unido, que veio passar férias com o pai à Madeira, é o primeiro caso positivo de Gripe A (H1N1) no arquipélago.
Este caso de infecção foi confirmado à Agência Lusa pelo presidente do Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, que garantiu que a rapariga "está internada no Hospital Central do Funchal, mas clinicamente bem".
Maurício Melim adiantou que a jovem chegou à Madeira na noite de sexta-feira e recorreu aos serviços de saúde no sábado, evidenciando "um padrão epidemiológico acentuado".
O responsável pela saúde no arquipélago adiantou que "foram cumpridos todos os procedimentos definidos" e, dado que a avaliação clínica e a análise de triagem "suscitaram dúvidas", os produtos biológicos foram enviados para o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, em Lisboa.
O instituto Ricardo Jorge confirmou hoje, segunda-feira, tratar-se de "um caso de infecção pelo vírus H1N1-2009", disse Maurício Melim.
"O quadro clínico da jovem tem vindo a evoluir favoravelmente, está bem e os contactos próximos estão a fazer quimioprofilaxia", adiantou.
Maurício Melim informou ainda que, até ao momento, foram avaliados 12 casos suspeitos de gripe A na Madeira e que dentro de dez dias o laboratório do Hospital Central do Funchal estará em condições para "fazer todo o processo de diagnóstico", deixando de ser necessário enviar o material para Lisboa.
Sem comentários:
Enviar um comentário