Um grupo de espanhóis planeava assaltar, na próxima semana, um total de seis bancos na zona do Grande Porto. O facto foi detectado pela Guardia Civil, que os apanhou após tentativa de roubo a uma agência bancária em Zamora, Espanha.
A descoberta aconteceu no desenvolvimento das investigações aos três indivíduos, presos no passado dia 21, em Zamora, após uma fuga aos agentes da autoridade do país vizinho que durou um dia.
Após a detenção e aquando de uma busca, foi apreendido a um dos indivíduos um computador portátil contendo os esquemas todos delineados: mapas de localização de bancos, pormenores sobre ruas e proximidade de estradas para fuga; e até datas. Ao todo, estavam a ser planeados assaltos a seis agências bancárias, situadas no Porto e arredores. Após os crimes, fugiriam para Espanha.
Há indícios de que os suspeitos estiveram em Portugal em estudo dos alvos a atacar. Também por isso é que a Guardia Civil de Zamora fez chegar a informação às autoridades portuguesas, através dos normais mecanismos de colaboração policial.
Acontece, porém, que os indivíduos, de 53, 41 e 34 anos, foram detidos, levados a interrogatório judicial, mas acabaram em liberdade. Tal decisão do juiz de Zamora deve-se-á ao facto de as autoridades apenas terem detectado o trio em movimentos suspeitos e não terem chegado a entrar na dependência bancária, em Benegiles, Zamora, localidade que fica a 360 quilómetros da fronteira com Portugal (Bragança).
Em concreto, foram detectados no passado dia 20 pela polícia nas imediações do banco, à espera da hora de abertura. Ao sentirem-se descobertos, os presumíveis assaltantes colocaram-se em fuga, tendo atirado pela janela de um carro alugado (com matrícula falsa) uma caçadeira, uma peruca e dois gorros passa-montanhas.
As detenções só foram consumadas no dia seguinte. Os suspeitos fumavam cigarros, numa quinta dos arredores de Zamora. Interrogados, negaram a preparação do assalto, bem como a posse dos objectos atirados do carro. Depois, justificaram o ritmo acelerado da viatura alugada com o gosto pela alta velocidade. E justificaram a presença na quinta onde foram detidos com a intenção de arranjar empregos de carga e descarga de camiões de palha.
Sem comentários:
Enviar um comentário