Três centros urbanos concentram cerca de 330 locais problemáticos.
A PSP tem a seu cargo 330 Zonas Urbanas Sensíveis (ZUS), situadas em Lisboa, Porto e Setúbal, disse este sábado o director nacional daquela força de segurança, Oliveira Pereira, explicando que a existência das áreas problemáticas nestas cidades justifica a maior criminalidade aí existente.
As ZUS constituem uma «efectiva preocupação», mas o problema «não se resolve unicamente com a participação, mas sim com a intervenção efectiva da comunidade», disse Oliveira Pereira, sublinhando que neste domínio «as parcerias são fundamentais».
O director nacional da PSP confessou ainda que existe uma relação directa entre os elevados níveis de criminalidade em Lisboa, Porto e Setúbal e a existência de uma maior concentração de Zonas Urbanas Sensíveis nestas cidades.
Também o Relatório Anual de Segurança Interna de 2009 demonstra o contributo destas zonas no crime. O documento refere mesmo que o «agravamento» da criminalidade violenta e a insegurança nas áreas metropolitanas está associado à «existência de zonas urbanas sensíveis» e à «actividade de diversos grupos que se dedicam à prática de crimes».TVi24
Sem comentários:
Enviar um comentário