Um estranho acidente entre duas moto quatro, ontem, terça-feira, na Serra da Freita, provocou quatro feridos. O mais grave não foi transportada no helicóptero do INEM porque este avariou quando estava para descolar da Serra da Freita.
Quatro mulheres, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, ficaram feridas, ontem, na sequência de uma colisão e posterior despiste de duas moto quatro em Albergaria, uma freguesia de fronteira entre Vale de Cambra e Arouca, na Serra da Freita. Três feridos foram levados para o Hospital de Santa Maria da Feira. A jovem de 18 anos, que se encontrava em pior situação, estava para ser transportada no helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o Hospital de Santo António, no Porto, mas o aparelho de aviação, que saiu do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, "avariou na Serra da Freita, acabando o ferido mais grave por ser transportado numa ambulância dos Bombeiros de Vale de Cambra, acompanhado pelos médicos do INEM que chegaram ao local de helicóptero"o comandante dos Bombeiros de Vale de Cambra, Vítor Machado.
Fonte do Gabinete de Comunicação do INEM confirmou a avaria.
"O piloto ao descolar da Serra da Freita apercebeu-se que um dos dois motores de arranque do helicóptero não estava a funcionar, optando, por razões de segurança, por não efectuar o transporte visto que correria o risco de o helicóptero cair se o segundo motor avariasse durante a viagem para o Porto".
Ainda segundo a mesma fonte, um mecânico da Helisul, a empresa proprietária do helicóptero, já estava ontem à noite a caminho da Serra da Freita. "Se não colocarem o aparelho operacional em seis horas terão de disponibilizar outro para o INEM", acrescentou.
O Instituto Nacional de Emergência Médica frisa, no entanto, que a doente "esteve sempre acompanhada pelos médicos do INEM, que com ela viajaram para o Hospital de Santo António". A jovem sofreu "traumatismo craniamo e seguiu para o Porto em coma induzido", adiantou a mesma fonte.
O acidente tem contornos pouco frequentes. Segundo o comandante dos bombeiros de Vale de Cambra, que esteve no local, "as duas moto quatro seguiam na mesma direcção numa recta alcatroada de uma estrada municipal quando se despistaram depois de terem embatido uma na outra". "As quatro ocupantes acabaram por chocar contra um muro natural de granito", explica Vítor Machado.
Os bombeiros, revela o comandante, não encontraram no local qualquer capacete de protecção.
Das três mulheres que foram para o Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, uma sofreu vários traumatismos. As quadro vítimas são emigrantes em França e têm casa na zona onde ocorreu o acidente.
Sem comentários:
Enviar um comentário