"As pessoas estão bastante preocupadas com a Gripe A", disseram diversos profissionais de saúde em várias farmácias e para-farmácias que visitámos, para saber como se encontrava
a procura de máscaras e de tamiflu (medicamento mais utilizado na cura), e se eram muitos os
pedidos de informação sobre a doença
Os viseenses estão "bastante assustados com a 'Gripe A', pelo que têm comprado muitas máscaras para se protegerem do vírus N1H1", revelou ontem ao Dário de Viseu Fernando Pinheiro, técnico da Farmácia Vaz.
"Têm-se vendido inúmeras máscaras", salientou, referindo que "essa é uma das formas que as pessoas encontram para se tentarem proteger", pese embora a calma com que a matéria está a ser tratada pelos governantes, particularmente por Ana Jorge, ministra da Saúde, e por Francisco George, director-geral de Saúde.
Fernando Pinheiro adiantou que as pessoas que mais perguntas faz sobre a 'Gripe A' "andam na faixa etária dos 50 / 60 anos". Apontou que "são essas as pessoas que mais informação pedem sobre a doença", sendo-lhes dados "todos esclarecimentos sobre o assunto e entregue um panfleto relativo à gripe", acrescentou.
Fomos também informados que "muitas famílias aparecem com receitas de tamiflu para serem aviadas, passadas por médicos de família". O técnico de farmácia frisou, a propósito: "Algumas pessoas já têm uma pequena reserva em casa!"
Outra pergunta feita correntemente tem a ver com a data da distribuição da vacina. "As pessoas mostram-se bastante preocupadas com o facto de a vacina só estar pronta em Dezembro ou no princípio do próximo ano", sublinhou.
Lamentável
Virgínia Ferreira, técnica na para-farmácia Farmager, confirmou que "as pessoas estão mesmo muito assustadas com a 'Gripe A'", havendo quem "já ande a tomar preventivos, nomeadamente suplementos ricos em vitaminas 'A', 'C' e 'E', para ganhar resistências".
Questionada sobre se os clientes lhe pediam informações sobre a doença, a técnica respondeu: "Alguns, sim! A maior parte, contudo, já sabe que deve ficar em casa, que não deve estar em recintos fechados e com muita gente!"
Quanto aos sintomas, "embora lhes sejam dadas indicações", a verdade é que "sabem que se tiverem febres altas, dores de cabeça e diarreia devem ligar para a linha 'Saúde 24 - 808 24 24 24', acentuou.
Virgínia Ferreira sublinhou ainda "ser lamentável que a vacina da 'Gripe A' só esteja disponível lá para Dezembro ou para o princípio do próximo ano". Em seu entender, "nessa altura já toda a gente estará infectada", justificou.
Falámos com outros técnicos de saúde, que nos disseram "estarem também a ser comprados muitos desinfectantes". E realçaram: "Existem bastantes pessoas que perguntam se devem ou não tomar a vacina para a gripe sazonal, ou se devem esperar pela da 'Gripe A', ou ainda se devem ou não ir ao respectivo médico de família."
VISEU CAPITAL DA BEIRA NO CORAÇÃO DE PORTUGAL CIDADE DE GRÃO VASCO COM A SUA CATEDRAL IMPONENTE NO ALTO DO MONTE
Radio Viseu Cidade Viriato
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
|
Sem comentários:
Enviar um comentário