O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi na segunda-feira assinalado em Viseu com a distribuição de guias com informação relativa aos direitos e deveres do consumidor. Uma campanha à qual se juntou o Governo Civil e a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV). Os representantes das duas instituições estiveram na Rua Formosa, uma das mais movimentadas da cidade, a distribuir um saco que continha os guias, além de folhetos relativos a eficiência energética e a comunicações electrónicas, lâmpadas de eficiência energética, t-shirts, entre outro material de sensibilização.
"Esta é uma campanha louvável e que faz todo o sentido ter os comerciantes a ela associados", começou por sublinhar o governador civil. Para Miguel Ginestal, "os direitos dos consumidores não são antagonistas dos dos comerciantes", antes "dependem um dos outros para a economia funcionar". O presidente da ACDV, Gualter Mirandez, frisou, por seu lado, que os "comerciantes são defensores das boas práticas", sendo esta uma das principais características do comércio tradicional e de proximidade. Os direitos do consumidor foram formulados, pela primeira vez, nos Estados Unidos, a 15 de Março de 1962.
Este dia transformou-se na referência anual para a reflexão e debate da problemática da defesa do consumidor, constituindo o momento em que se apresentam publicamente medidas legislativas e campanhas de informação sobre os temas considerados mais pertinentes no momento.
Diário Regional
VISEU CAPITAL DA BEIRA NO CORAÇÃO DE PORTUGAL CIDADE DE GRÃO VASCO COM A SUA CATEDRAL IMPONENTE NO ALTO DO MONTE
Radio Viseu Cidade Viriato
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
|
Sem comentários:
Enviar um comentário