O regulador da energia irá fornecer as tarifas de venda a clientes finais que irão vigorar a partir de 1 de Julho de 2009 até 30 de Junho de 2010.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) deverá anunciar, esta quarta-feira, uma baixa das tarifas de gás natural para os consumidores, tendo em conta que os preços desta matéria-prima estão em queda nos mercados internacionais há cerca de seis meses, apurou a Lusa.
O regulador da energia irá fornecer as tarifas de venda a clientes finais (consumidores) que irão vigorar a partir de 1 de Julho de 2009 até 30 de Junho de 2010. Tendo em conta que a decisão final sobre as tarifas e preços regulados será vinculativa com o parecer do conselho tarifário, assim como os comentários das empresas reguladas, a ERSE só elaborará a decisão final até 15 de Junho.
A revisão da tarifa reflecte a variação do preço de aquisição do gás natural (indexado ao preço dos combustíveis nos mercados internacionais) e os custos previstos para o terminal de recepção, armazenamento e regaisificação de GNL e para o armazenamento subterrâneo.
As estimativas de evolução da cotação do gás natural, a curto prazo, são de uma descida acentuada, tendo em conta o mecanismo de formação de preços de gás natural e do preço do petróleo, que teve uma forte subida até Julho de 2008, seguida de uma descida significativa nos restantes meses, tendo estabilizado no primeiro trimestre de 2009.
Sem comentários:
Enviar um comentário