Comprador diz que pagaria até 55 mil euros pelo documento. A carta expressa a vontade do líder nazi em estabelecer relações ?verdadeiramente cordiais? com o Reino Unido, 13 anos após o fim da Primeira Guerra Mundial.
?Ficaria contente se a infeliz psicose de guerra pudesse ser ultrapassada de tal forma que fosse possível criar uma relação verdadeiramente cordial entre o povo britânico e alemão, tão desejada por mim e pelo meu movimento?. As palavras são de Adolf Hitler, datam de 1931 e estão registadas numa carta vendida ontem em leilão pela Bonhams por oito mil libras (cerca de nove mil euros).
Escrita à máquina 13 anos após o fim da Primeira Guerra Mundial, a carta é a resposta a um convite de um jornalista britânico do jornal Express, que pediu a Hitler para escrever um artigo sobre a crise económica que o Reino Unido atravessava na altura.
Apesar de ter declinado a proposta por não querer parecer ?presunçoso? ao olhos do povo britânico, Hitler mostrou-se ?honrado? e agradeceu o convite ?gentil?.
O comprador do documento, dono de um museu sobre a Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos, considerou a compra uma ?pechincha incrível?. Kenneth Rendell disse que estaria disposto a a pagar até 50 mil libras (cerca de 55 mil euros).
De acordo com Rendell, a carta mostra que “Hitler pensava que Reino Unido e a Alemanha deveriam mesmo trabalhar juntos.”
DN
Sem comentários:
Enviar um comentário