O Mundo assinala hoje o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, situação que atinge 18 por cento da população portuguesa. O número foi avançado pela Rede Europeia Anti-Pobreza, que teme que haja um agravamento devido à atual conjuntura socioeconómica.
O cenário traçado pela organização é sustentado pela Assistência Médica Internacional (AMI), que registou um aumento na procura de apoio social. Isto é, no primeiro semestre, 5.201 pessoas pediram auxílio à entidade - mais 506 do que em período homólogo do ano passado -, um valor que se aproxima dos totais verificados em anos anteriores, como o de 2004 (5.929 pessoas).
Tendo em conta os dados recolhidos, a AMI acredita que "os portugueses continuam a empobrecer", alertando para a nítida tendência de crescimento dos casos, nomeadamente no escalão etário da população ativa (entre os 21 e os 59 anos).
Indicadores positivos
Na mesma altura em que foram divulgados os números da pobreza, o Banco de Portugal revelou que, em setembro, houve um aumento dos indicadores coincidentes, face ao mês anterior: a atividade económica subiu para 2% e o consumo privado passou de -1,2% para -0,5%.
Sem comentários:
Enviar um comentário