Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Incidente registou-se na base militar Fort Hood...


Pelo menos 12 pessoas morreram e 31 ficaram feridas durante um tiroteio em Fort Hood, uma base militar situada no estado norte-americano do Texas. O atirador era um major do exército - que também foi morto. Outros dois militares foram detidos.


Em declarações aos jornalistas, citadas pela Reuters, o tenente-general Bob Cone explicou que o incidente aconteceu num pavilhão da base onde os militares realizam os últimos exames de saúde antes de serem enviados para diversos teatros de operações.


«O atirador foi morto. Era um soldado», adiantou Bob Cone, acrescentando: «Detivemos dois outros soldados que são suspeitos. Há testemunhos visuais que dão conta que poderá ter havido mais de um atirador».


As vítimas mortais eram todas militares, com a excepção de um agente da polícia que trabalhava na base.


O responsável de comunicação de Fort Hood, Christopher Hogue, explicou aos repórteres que a única pessoa que se tem a certeza que estava a disparar foi morta e tinha na sua posse «duas armas». Este porta-voz salientou que dois dos feridos estão em estado crítico.


Responsáveis do Pentágono, citados pela Reuters, recusam para já avançar com qualquer explicação para este caso, recusando qualquer especulação sobre o tema.


Uma fonte das autoridades disse à CNN que o atirador era um major de 39 anos. A cadeia televisiva identifica-o como Nidal Malik Hasan, um psiquiatra que trabalhava no centro médico Darnall, em Fort Hood. A CNN refere ainda que Hasan estava prestes a ser enviado para o Iraque.


«Trágico» e «horrífico»


A televisão NewsChannel25 noticiou que as nove escolas existentes em Killeen, uma cidade situada perto de Fort Hood, foram encerradas.


As autoridades chegaram a solicitar à população para se manter em casa, afastada de janelas, de acordo com o mesmo órgão de comunicação.


Fort Hood é uma das maiores bases militares no mundo e acolhe várias dezenas de milhar de soldados. É também porta de entrada e de saída de muitas tropas para teatros de operações como o Afeganistão e o Iraque.


O presidente dos EUA, Barack Obama, já reagiu a este incidente, classificando-o como «trágico» e «horrífico». O chefe de Estado assegurou que serão procuradas «todas as respostas para todas as perguntas» sobre o tiroteio.


Obama salientou que irá continuar a acompanhar o caso e que a Casa Branca está em contacto com o Pentágono, com o FBI e outras entidades de segurança.

Sem comentários: