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Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

"rasga" perna na linha...


Fernando Pereira Fernandes, de 45 anos, pretendia passar alguns dias de férias em Viseu, mas tão depressa não irá esquecer a sua estadia em terras de Viriato. Na segunda-feira passada, por volta das 17h00, o indivíduo deslocava-se pelo Campo de Viriato, onde uma familiar estava a desmontar o seu stand da Feira de S. Mateus.


"Estava à procura de uma pessoa e de repente vi o funicular a aproximar-se. Na tentativa de sair da linha, meti o pé na calha onde corre o cabo de aço que puxa as duas carruagens e enfiei a perna até ao joelho".


O ferimento obrigou a que fosse chamado o INEM. "Tinha um rasgo enorme na perna. Dava para ver até ao osso", contou Maria Joaquina Lopes Fonseca, a familiar que critica o facto de o funicular estar em testes numa altura em que os feirantes estavam a desmontar os seus stands.
"Não se entende que façam experiências quando há tantas pessoas no recinto. Durante toda a feira tive receio que alguém se magoasse, mas nunca pensei que fosse um familiar meu", acrescentou, explicando que pouco antes já uma jovem tinha tropeçado na linha, mas sem grandes consequências.


Fernando Pereira Fernandes adiantou ao nosso Jornal que é obrigado a deslocar-se de muletas, referindo ainda as dores fortes que sente. "Preferia ter partido o pé", finalizou.



ViseuPolis
analisará caso
Contactado pelo nosso Jornal, Américo Nunes, da Comissão Liquidatária da Sociedade ViseuPolis, explicou desconhecer o caso, mas prometeu analisar os detalhes do acidente assim que estes forem expostos pela vítima ou pelos seus familiares.


O responsável aproveitou para destacar as medidas de segurança suplementares que foram implementadas nos últimos tempos junto ao percurso do funicular. "Apesar de termos licença de funcionamento - por parte de três entidades diferentes - desde 12 de Agosto, optámos por colocar protecções além do necessário, para reduzir ao mínimo a possibilidade de ocorrência de um acidente", explicou.


Lembrou que foram colocadas plataformas elevatórias que tapam os grandes espaços que existiam nos locais onde as linhas se cruzam para permitir a passagem das duas carruagens. Entre os pilares que limitam o trajecto usado pelo funicular existem agora cabos de aço que têm como tarefa impedir as pessoas de atravessar em qualquer lado a linha. Além disso, foram colocadas luzes junto aos carris, para que os transeuntes não tropecem neles à noite, entre outras medidas.


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