Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 26 de setembro de 2009

Governo reconheceu que construiu uma segunda fábrica de enriquecimento de urânio...


Os líderes de Estados Unidos, França e Grã-Bretanha ameaçaram nesta sexta-feira adoptar mais sanções contra o Irão, depois do governo do país ter reconhecido que construiu uma segunda fábrica de enriquecimento de urânio, informa a BBC.


Na cimeira do G20, na cidade americana de Pittsburgh, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que o tamanho e a estrutura da fábrica não condizem com um programa nuclear para uso civil, como alega Teerão. Obama afirmou que o Irão escondeu a construção da fábrica, desafiando os pedidos de transparência pedidos pela comunidade internacional.


O presidente norte-americano recusou mesmo afastar a opção militar face ao Irão, admitindo porém preferir a via diplomática. «Não é a primeira vez que o Irão esconde informações sobre seu programa nuclear», disse o presidente. O Irão tem direito ao uso pacífico de energia nuclear, que atenda às necessidades energéticas de seu povo, mas o tamanho e a configuração desta instalação é contraditória em relação a um programa pacífico».


«O Irão está a desrespeitar as regras que todas as nações devem seguir. Ameaçando o regime global de não proliferação, negando ao seu próprio povo o acesso à oportunidade que merece e ameaçando a estabilidade e segurança da região e do mundo».


O presidente do Irão, Mahmoud Ahmadinejad, disse que ainda deve levar 18 meses até que as novas instalações estejam em operação e que o seu governo informou a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) da ONU sobre a fábrica no prazo determinado pelas regras da agência.
«Não é um local secreto. Se fosse, porque teríamos informado a AIEA um ano antes (de entrar em operação)?», disse o líder iraniano.


Falando juntamente com o primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, Obama afirmou que o Irão deve seguir as resoluções do Conselho de Segurança da ONU e «deixar claro que está pronto para cumprir com suas obrigações como membro de uma comunidade de nações».


Os três líderes exigiram que os inspectores da ONU tenham acesso imediato à instalação. Gordon Brown acusou os iranianos de enganar repetidas vezes a comunidade internacional quanto ao seu programa nuclear e acrescentou que agora não há escolha a não ser impor limites.

Sem comentários: