Marcelo Rebelo de Sousa não tem dúvidas: «Quem quer substituir José Sócrates como primeiro-ministro terá de votar Manuela Ferreira Leite».
Fazendo o apelo ao voto útil e uma maioria clara, Marcelo entrou este sábado na campanha laranja, numa sessão pública em Coimbra, para explicar as consequências dos votos de protesto: «Quem votar PCP ou BE votará não para substituir José Sócrates mas para o manter sem maioria absoluta».
«Quem votar CDS-PP estará à espera que caia do céu um voto em Ferreira Leite, para que depois seja viável um governo com o PSD. E desiludam-se com os que pensam que votar CDS ou PSD é o mesmo - só servem para desalojar Sócrates os votos em Ferreira Leite: o resto é música celestial - é outra música mantendo-se no Governo José Sócrates».
«Escutas» é mais do que asfixia democrática
«Sobrevivência da democracia» em causa nas eleições
Perante o cenário do voto de protesto, é preciso pensar «se querem mais José Sócrates, mais dependente do BE e do PCP, a vegetar por mais dois anos ou se querem uma mudança já».
Ferreira Leite aproveita «análise» do professor
Para Marcelo Rebelo de Sousa, a questão trava-se entre a «governabilidade» e uma «manta de retalhos: e para isso não basta votar Manuela Ferreira Leite; é essencial que seja uma vitória clara, forte, com melhores condições para governar Portugal».
Sem pedir uma maioria absoluta, o antigo líder do PSD avisa que «o combate dos próximos dias não pode ser só para mais um voto. Tem de ser um combate mais arrojado», pedindo «uma vitória folgada».
O apelo interno, à união social-democrata, ouviu-se no início do discurso, que galvanizou a plateia: «Não sentimos todos o mesmo, mas nos momentos difíceis estamos sempre unidos. Como as famílias». E o professor recordou que «há 10 anos» foi Ferreira Leite quem o apoiou.
Líder do PSD insiste: PS quer acabar com ADSE
A líder do PSD, que subiu ao palco já depois do professor ter aquecido a assistência no pavilhão Centro de Portugal, reiterou o apelo ao voto útil, e aproveitando as «análises inultrapassáveis [de Marcelo], que nos podem confortar», avisou que a «distribuição de votos não contribui para o desenvolvimento do país».
Fã de Santana ao lado de Manuela
PSD fala em «perseguições a juízes»
Sem comentários:
Enviar um comentário