Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Bem merecido o "Viriato de Ouro"...

A Câmara Municipal de Viseu decidiu entregar, a título póstumo, o "Viriato de Ouro" a Manuel Engrácia Carrilho, ex-presidente da autarquia viseense. A sessão solene está marcada para segunda-feira.


Manuel Engrácia Carrilho foi presidente da Câmara de Viseu entre 1985 e 1989, eleito pelo CDS/PP.


"O Sr. engenheiro Engrácia Carrilho foi um exemplar servidor da causa pública e a sua rectidão ética e competência técnica e política fizeram sempre dele um padrão inabalável de conduta, dentro e fora dos limites do concelho", salienta a propósito da homenagem o presidente da Comissão Política Concelhia do CDS/PP, Francisco Mendes.


Para o dirigente, "Viseu ainda beneficia hoje da sua capacidade de preparar o futuro, em áreas tão díspares como o urbanismo ou a cultura".
O ex-autarca, que faleceu no início da década de 90, é uma figura "ímpar" para todos os quadrantes políticos, sendo considerado, por unanimidade, uma "referência local".
"Ele é o responsável por aquilo que é a alma da cidade", lembrou o deputado "popular" Hélder Amaral. Salientou a "visão futurista" que o ex-presidente teve, recordando que a sua influência nota-se hoje na forma como a cidade tem sido projectada. "Prova disso é a Avenida da Europa, uma obra que foi pensada pelo engenheiro Carrilho", sublinhou Hélder Amaral. O deputado lamenta, apenas, que a "semente de progresso" deixada pelo ex-autarca "ainda não tenha sido conseguido cumprir 16 anos depois".


Manuel Augusto Engrácia Carrilho nasceu no Sabugal em 1916. O seu percurso político começou em 1948 quando ingressou nos Seviços da Junta de Colonização Interna, sendo nomeado delegado para o distrito de Viseu. Foi delegado do Governo junto da Federação dos Vinicultores do Dão e deputado na então Assembleia Nacional.


Em 1964 foi nomeado Governador Civil de Viseu, cargo que exerceu até 1971.Foi também provedor da Santa Casa da Misericórdia. Faleceu em 1992.


Sem comentários: