VISEU CAPITAL DA BEIRA NO CORAÇÃO DE PORTUGAL CIDADE DE GRÃO VASCO COM A SUA CATEDRAL IMPONENTE NO ALTO DO MONTE
Radio Viseu Cidade Viriato
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Protecção Civil alerta....
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje o surgimento de aguaceiros fortes em todo o território nacional, incluindo a região Centro, que, a partir de amanhã, poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
O mau tempo, que coincide com o início do período anual de chuvas (ano hidrológico 2009/2010), levou a que a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) recomendasse aos cidadãos e serviços municipais medidas de precaução relativamente a inundações em zonas urbanas, cheias motivadas pelo transbordo do leito de alguns rios e instabilização de taludes ou deslizamento de terras.
De acordo com a ANPC, muitos dos previsíveis estragos que a chuva poderá provocar podem ser atenuados se foram tomadas atempadamente pequenas medidas que anulem ou minimizem os efeitos da chuva. Às autarquias, por exemplo, a Protecção Civil aconselha a limpeza e desobstrução de sumidouros, valetas e outros canais de drenagem, removendo folhas caídas das árvores, areias e pedras.
Mas os cuidados não passam apenas pelos serviços públicos. Na opinião dos responsáveis da ANPC, "cada cidadão deve também tomar uma atitude pró-activa, nomeadamente assegurando a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais ou varandas e a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados de habitações".
A ANPC alerta também para a necessidade de desobstruir linhas de água e verificar se existem situações de desmoronamento das margens, que poderão levar a cheias. Nos locais onde se verificaram incêndios e onde agora não existem plantas que segurem as terras, a Protecção Civil considera também possível que a precipitação aumente a instabilidade de solos e rochas em taludes.
"O aumento da instabilidade de vertentes em especial junto de aglomerados populacionais, vias rodoviárias e ferroviárias, deve ser observado como medida preventiva de acidentes de deslizamento de terrenos e de derrocadas", nota.
Evitar estragos
As recomendações da Protecção Civil têm como objectivo evitar cenários como aqueles que se verificaram no início do mês um pouco por todo o país e também na região.
Em Lamego, a queda ininterrupta de chuva durante cerca de cinco horas levou a que o centro da cidade ficasse completamente inundado e coberto de uma camada de dez centímetros de lama. Em Resende, um homem perdeu a vida depois de ter sido atingido na cabeça por uma pedra que se soltou de uma ribanceira.
Além disso, verificaram-se inúmeras inundações, quedas de muros e cortes de estrada devido a deslizamentos de terra.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
|
Sem comentários:
Enviar um comentário