Um avião da TAP foi interceptado por dois caças alemães este domingo sobre a fronteira germânica com a Holanda, depois de o avião ter estado incontactável durante algum tempo, confirmou uma fonte da companhia aérea .
A aeronave em causa, um A320-200, viajava de Lisboa para a capital dinamarquesa, Copenhaga, quando não respondeu a uma tentativa de contacto por parte dos Serviços de Controlo Aéreo da Bélgica, mesmo depois de terem sido utilizadas as frequências de emergência, de acordo com o site especializado «The Aviation Herald».
Segundo o site, o avião atravessou incontactável a Holanda e quando entrou em território alemão foi interceptado por dois caças germânicos.
Uma fonte das relações públicas da TAP disse que o comandante da aeronave recebeu um aviso desta intercepção por parte das autoridades alemãs perto da cidade holandesa de Maastricht, sem poder precisar se nessa altura as comunicações já estariam totalmente restabelecidas nos dois sentidos.
A TAP explica que a intercepção se deveu a um «um problema a nível das comunicações» que impediu «durante um período de tempo» o contacto do avião, sem que fosse adiantada a duração desse período. O «The Aviation Herald» diz que ela se prolongou durante 35 minutos e só se resolveu já com o avião sobre o Mar do Norte.
A TAP salienta que na «aviação a segurança é a prioridade» e que foi esse o motivo que levou a força aérea alemã a realizar a intercepção. Esta operação não representou, de acordo com a transportadora aérea portuguesa, «qualquer risco» para os passageiros, não teve «visibilidade» por parte dos ocupantes, nem foi motivo de «perturbação».
Sem comentários:
Enviar um comentário