Portugal poderá defrontar a Eslovénia no play-off de apuramento para o Mundial-2010. Uma possibilidade que não agrada ao antigo internacional esloveno, Zahovic. Em conversa com o ex-jogador tece duras críticas ao modelo adoptado para o sorteio desta segunda-feira, em que a formação das quinas será um dos cabeças-de-série: «A FIFA fez tudo para que a França, Portugal, as grandes equipas possam ir ao Mundial. Não vai permitir que um craque como o Cristiano Ronaldo não vá. Por isso, os portugueses poderão dormir tranquilos.»
Os oito melhores segundos classificados dos nove grupos da zona europeia vão disputar um play-off que apurará mais quatro equipas para o Mundial. O sorteio terá em consideração a posição de cada país no ranking da FIFA. Um método que o antigo médio, que passou pelo V. Guimarães, F. C. Porto e Benfica, considera ser «muito injusto».
Zahovic acredita que «a Grécia e a Rússia são os adversários mais acessíveis» para a Eslovénia. «Por outro lado, o adversário mais difícil seria Portugal, porque tem grandes jogadores», aponta o director desportivo do Maribor.
O esloveno admite que a selecção do seu país terá dificuldades em marcar presença no Mundial, caso tenha de defrontar Portugal. Mas avisa que a equipa «está muito forte»: «A Eslovénia vale pelo colectivo e será um adversário muito difícil para todas as selecções a que possa caber em sorte. Se lhe calhar França ou Portugal terá menos hipóteses, avaliando em termos qualitativos e também por causa do lobby da FIFA. Portugal seria o pior adversário para nós não só por causa do lobby, mas também pela sua qualidade. Não há dúvida. A selecção francesa dificilmente não vai ao Mundial. Este sorteio é muito mau para a justiça no futebol.»
Sem comentários:
Enviar um comentário