Os Jogos Olímpicos de 2016 vão realizar-se no Rio de Janeiro. Para surpresa de muitos, Chicago foi a primeira cidade eliminada na corrida à organização da prova. Tóquio foi a cidade seguinte a ser excluída, na segunda ronda da votação. Permaneceram na luta Madrid e Rio de Janeiro.
Veja as fotos da festa brasileira
Veja o vídeo do anúncio e da festa brasileira
A cidade norte-americana era apontada, por muitos, como uma das favoritas, mais ainda pelo empenho pessoal de Barack Obama, mas também pela lógica de rotatividade do Comité Olímpico Internacional, que apontava para a escolha de uma cidade não europeia ou asiática. No entanto, foi a que recebeu menos votos logo na primeira ronda.
Saiba aqui tudo sobre o processo
Por fim, a luta ficou entre a capital espanhola e a «cidade maravilhosa». Ganhou o Rio de Janeiro, o que significa que, pela primeira vez, os Jogos Olímpicos terão lugar na América do Sul.
Os brasileiros recebem, assim, num espaço de dois anos, duas das maiores competições desportivas: o Campeonato do Mundo de futebol, em 2014 e as Olimpíadas, em 2016.
Esse facto, porém, não é novo: a Cidade do México recebeu os JO em 1968 e o país acolheu o Mundial em 70; Munique foi sede das Olimpíadas seguintes, em 1972, e dois anos depois foi uma das cidades que recebeu o Campeonato do Mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário