VISEU CAPITAL DA BEIRA NO CORAÇÃO DE PORTUGAL CIDADE DE GRÃO VASCO COM A SUA CATEDRAL IMPONENTE NO ALTO DO MONTE
Radio Viseu Cidade Viriato
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Fogo destruiu "maior património natural"...
"A serra tinha uma panorâmica única no país, por isso dizíamos que Tarouca era o vale encantado. Pelo menos durante os próximos 20 anos não vamos poder voltar a dizer isso", lamentou Mário Ferreira.
O fogo deflagrou a meio da tarde de segunda-feira e chegou a mobilizar mais de 200 bombeiros, tendo ficado circunscrito cerca das 3h30 de ontem e entrado em rescaldo às 7h00.
Mário Ferreira, que segunda- -feira à noite se deslocou ao local do incêndio, frisou que o concelho ficou "com um prejuízo impossível de avaliar". "Foi todo um trabalho deitado a perder. Nos últimos anos tínhamos feito um grande trabalho de reflorestação, já tínhamos pinheiros adultos e outros bebés. Agora perdeu-se tudo", descreveu.
Prejuízos em habitações
O autarca socialista contou também que houve prejuízos em habitações das povoações de Cravaz e Valverde onde, devido à proximidade das chamas, "as persianas das janelas derreteram com o calor". "Agora é andar para a frente, fazer um trabalho para ver do que é necessário dotar a serra. Homens, máquinas, novos pinheiros, tudo o que for preciso para darmos à natureza o que o incêndio roubou", afirmou.
Mário Ferreira está convencido de que a origem das chamas teve mão criminosa, "alguém que sabia que numa hora de muito calor e com muito vento uma pequena fogueira podia ter esta consequência".
"É sempre em véspera de eleições que acontecem estes incêndios. Fora das eleições, apenas há uma ou outra fogueira", referiu.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
|
Sem comentários:
Enviar um comentário