Dois aviões Canadair italianos de combate aos fogos florestais chegaram esta tarde a Portugal dando cumprimento ao pedido de Lisboa de ajuda dos 27, anunciou a Comissão Europeia em Bruxelas.
Onze incêndios activos, cinco por controlar
«O executivo comunitário activou o Mecanismo Comunitário de Protecção Civil para ajudar Portugal a enfrentar os principais fogos florestais» com o envio de dois aviões para combate aos incêndios florestais, provenientes de Itália, que chegaram a Portugal esta tarde, segundo um comunicado de imprensa distribuído em Bruxelas, citado pela Lusa.
Portugal solicitou assistência segunda-feira depois de vários fogos florestais no Norte e Centro do país e das previsões meteorológicas indicarem altas temperaturas e baixa humidade na maior parte do país para hoje.
«Menos de uma hora após a activação do Mecanismo, a Grécia e a Itália ofereceram aviões bombardeiros», congratulou-se Bruxelas, tendo Portugal aceite a oferta de Itália.
Os dois Canadair do tipo CL-415 deixaram a sua base italiana esta manhã e chegaram a Portugal ao princípio da tarde.
A Comissão Europeia informa que a Espanha também já se encontra a prestar auxílio a Portugal desde segunda-feira, através o Acordo Bilateral existente entre os dois países.
Sem comentários:
Enviar um comentário