A Polícia Judiciária já está no local para analisar as causas da explosão |
Uma explosão provocada por presumível fuga de gás, registada cerca das 9 horas, numa casa em Pascoal, Viseu, provocou queimaduras graves num casal.
As vítimas, ela de 45 e ele de 47 anos, foram transportados para o Hospital de S. Teotónio. Ao meio da manhã, segundo o relações públicas da unidade de saúde, Luís Viegas, ela foi transferida de ambulância e ele de helicóptero para os hospitais da Universidade de Coimbra.
“Ia a entrar em casa, depois de levar a minha mulher ao trabalho, e ouvi um estrondo que parecia o fim do Mundo. Consegui retirar o casal pela janela. Estavam os dois muito queimados. Mas ele parecia-me em muito pior estado”, testemunhou Edson Rodrigo, um vizinho que mora na casa em frente, no bairro de Santa Rita.
foto EDSON RODRIGO |
Ferido assistido no local da explosão |
O casal, supostamente oriundo do Porto, tinha-se mudado ontem, segunda-feira, para a casa nova, que alugou no bairro de Santa Rita. “Andaram todo o dia a fazer a mudança com móveis acabados de comprar. Hoje, iam buscar os sete filhos (um em comum) para também eles estrearem a casa “, relatou a vizinha Palmira Pereira.
“A botija de gás de 45 quilos que abastece a habitação, localizada no exterior, não explodiu e estava congelada do meio para baixo. O meu pai, que fornece esta zona, veio ontem colocá-la no sítio. A fuga deve ter sido lá dentro”, explicou Sérgio Oliveira, dono de um armazém localizado nas proximidades. “Deve ter sido uma fuga grande e num curto espaço de tempo”, acrescentou.
A casa de habitação, alugada, ficou totalmente destruída. Logo após a explosão o vereador da Câmara de Viseu, António da Cunha Lemos, esteve no local a inteirar-se do sucedido.
A assistente social municipal, enviada mais tarde, está a providenciar o realojamento da família e o acompanhamento dos filhos, ainda não localizados, sendo que o mais velho tem apenas 14 anos.
“Quando os socorri, o homem estava completamente nu. Teve de pôr uma manta por cima. A mulher estava ainda vestida. O que poderá significar que ele estaria para tomar banho”, acrescentou Edson Rodrigo.
No local estiveram 17 bombeiros apoiados por seis viaturas dos bombeiros de Viseu.
Sem comentários:
Enviar um comentário