As dores de cabeça podem ser mais graves do que aquilo que se julga. Podem até deixar-nos sem saber de que terra somos. Que o diga Sarah Colwill, uma britânica que ganhou sotaque chinês depois de uma forte enxaqueca.
A técnica de informática, de 35 anos, foi diagnosticada, uma doença rara, provocada por danos na parte do cérebro que controla a fala, informa a BBC.
Um especialista em fonética, o médico John Coleman, que está a acompanhar Sarah, revelou que esta doença costuma ser provocada por derrames ou lesões cerebrais. A britânica garante que o problema começou após uma dor de cabeça e está a fazer um tratamento para recuperar o timbre original.
«Nunca fui à China e vivi toda a minha vida no sul da Inglaterra», contou, acrescentando que os amigos lhe desligam o telefone na cara por não reconhecerem a sua voz, «mais aguda e desafinada».
O primeiro caso registado desta síndrome foi o de uma mulher atingida durante um bombardeio na Noruega, em 1941, que passou a falar norueguês com sotaque alemão.
TVi24
Sem comentários:
Enviar um comentário