Portugal estará em condições de fixar uma data para a conclusão da linha de alta velocidade entre Aveiro e Salamanca na cimeira luso-espanhola do final do ano
O anúncio foi feito pelo ministro das Obras Públicas, Mário Lino.
"Para o fim deste ano contamos enviar para avaliação de impacto ambiental o nosso estudo prévio para a linha de alta velocidade Aveiro-Salamanca e estamos em condições de na próxima cimeira luso-espanhola que se irá realizar no final deste ano, fixar, acordar uma data com Espanha para terminar essa linha", disse Mário Lino à agência Lusa.
O ministro, que falava no final de um encontro com o presidente da Junta Autónoma de Castela e Leão, Juan Vicente Herrera, admitiu que esta ligação não é tão prioritária para Portugal como as linhas Lisboa-Madrid e Porto-Vigo e lembrou a importância desta ligação para o transporte de mercadorias a partir do porto de Aveiro.
De acordo com o calendário do Governo português, a ligação Aveiro-Salamanca, que será uma linha mista (passageiros e mercadorias) deverá estar concluída em 2015, o mesmo ano definido para a entrada em operação da linha de alta velocidade Lisboa-Porto.
As linhas Lisboa-Madrid e Porto-Vigo deverão entrar ao serviço em 2013, segundo o calendário do Governo português.
Por seu lado, Juan Vicente Herrera, sublinhou a aspiração de Castela e Leão de complementar através de uma linha de alta velocidade a ligação por auto-estrada entre Aveiro e Salamanca (E80) e mostrou-se satisfeito com a resposta das autoridades portuguesas.
"É uma notícia extraordinária que numa próxima cimeira os dois governos possam acordar uma data para que esta infra-estrutura esteja terminada", disse Juan Vicente Herrera.
O presidente da Junta Autónoma de Castela e Leão, que terça-feira afirmou duvidar que os dois governos consigam cumprir o calendário do projecto de Alta Velocidade até 2015, adiantou que vê "a situação muito complicada" do lado espanhol.
"Vejo complicado o desenvolvimento da Alta Velocidade em Espanha. Pelo menos, levo a boa notícia de que por parte das autoridades portuguesas estão interessados que numa próxima cimeira, da mesma forma que foi feito com a ligação Porto-Vigo e Lisboa-Madrid, se possa estipular uma data certa", sublinhou.
Questionado sobre o que seria uma data razoável, Juan Vicente Herrera respondeu: "O mais rápido possível".
2 comentários:
O TGV tem uma velocidade de cruzeiro entre 300 a 350 Km/h. Por isso para um percurso como o de Lisboa - Porto, com várias paragens pelo meio este meio de transporte não se justifica. O "alfa" é suficiente, dado que a distância entre as duas cidades é de cerca de 300 Km. Mas para se poder tirar todo o partido do "alfa", que pode atingir os 250 Km/h, a linha terá que ser melhorada e não só apenas até Lisboa, mas até ao Algarve (a zona balnear do continente por excelência).
Assim, julgo que apenas se justifica a ligação Lisboa - Madrid, porque ligará a nossa capital a Madrid e daí ao resto da Europa.
Zé da Burra o Alentejano
Parece-me mais que legítimo que a linha de Aveiro Salamanca seja construída com a mesma "urgência" que as outras iram ser construídas. Não duvido de todo que o TGV seja importante no porto Lisboa Aveiro e afins mas com toda a certeza será muito mais importante para Viseu visto que neste município não há qualquer ligação ferroviária o que condiciona em muito o desenvolvimento da cidade assim como condiciona uma maior facilidade de mobilidade dos seus habitantes... Não há justificação para adiar mais algo que tanta falta faz e que nunca devia ter saído da cidade... A meu ver Viseu já apresenta um número considerável de habitantes e de mercantilismo que justifiquei a construção de ligações ferroviárias à cidade.
Ricardo Costa
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