Nelson Mandela festeja 20 anos de liberdade, esta quinta-feira. A data será assinalada numa cerimónia especial na Assembleia Nacional da África do Sul que contará com a sua presença. Madiba (o nome do clã do Transkei ao qual Mandela pertence e pelo qual é respeitosamente tratado no país) será homenageado pelos 250 deputados eleitos no ano passado e pelo chefe de Estado e de Governo, Jacob Zuma.
Queremos saber a sua opinião sobre o líder sul-africano. Deixe o seu testemunho na caixa de comentários no final da notícia
O primeiro presidente negro da África do Sul tem, actualmente, 91 anos de idade e foi detido a 5 de Agosto de 1962, por se rebelar contra o sistema anti-apartheid.
Cumpriu 27 anos de prisão, 18 dos quais na Robben Island e em 1988 foi transferido para o estabelecimento prisional de Victor Verster. Aqui reconquistou alguns direitos, entre os quais, o direito de receber visitas de amigos.
A sua libertação foi ordenada pelo presidente da África do Sul, à época, Frederik Willem De Klerk. Dia 2 de Fevereiro o chefe de estado anunciou a sua decisão ao hemiciclo e nove dias depois, a 11 de Fevereiro de 1990, Madiba regresso às ruas do país que o viu nascer.
O momento foi mesmo transmitido em directo, por várias televisões, em todo o mundo. Na mesma altura, Frederik Willem De Klerk ordenou ainda a abertura de negociações para a transição do país para a democracia, a libertação de outros presos políticos e a legalização de vários partido e sindicatos.
No dia em que foi libertado, Nelson Mandela, falou a todos os sul-africanos. Declarou o seu empenho na reconciliação do país e na procura da paz. Mesmo assim, lembrou que «a luta armada do partido que fundou o ANC podia não ter terminado». Garantiu ainda que o seu objectivo principal era a paz para a maioria negra do país e a busca do seu direito de voto em todas as eleições.
As primeiras eleições multirraciais aconteceram a 27 de Abril de 1994. O ANC, liderado por Mandela, venceu com 62 por cento dos votos. De Maio de 1994 a Junho de 1999 foi o responsável, pela transição do país para uma democracia estável, ganhando o respeito o mundo de todos os países.
Em quatro décadas Mandela recebeu mais de 250 prémios, mas o mais importante foi, sem dúvida, o Prémio Nobel da Paz em 1993. O seu papel na história política da África do Sul e também no Mundo, acabou por ser reconhecida pelas Nações Unidas em Novembro de 2009, quando decidiram que o dia do aniversário de Mandela, 18 de Julho, ia passar a ser conhecido pelo «dia de Mandela» pela sua contribuição na luta pela liberdade.
Sem comentários:
Enviar um comentário