O Verão terminou com cerca de 96 por cento do território em situação de seca meteorológica, porém, o Instituto de Meteorologia indica que é necessário aguardar pelas chuvas de Outono e Inverno para concluir se o futuro vai ser «difícil».
O presidente do Instituto de Meteorologia, Adérito Serrão afirma que «não é ainda uma situação que podemos antecipar como muito difícil, pois tudo depende agora da precipitação do Outono e Inverno», avançou à Lusa o, comentando a «Análise Climatológica do Verão de 2009», revelando ainda ter havido um agravamento da situação de seca.
O Verão climatológico, que inclui os meses de Junho, Julho e Agosto, acabou com 96 por cento do território continental em situação de seca, sendo que 34 por cento estava em seca severa, 37 por cento em seca moderada e 25 por cento em seca fraca.
Para Adérito Serrão, estes dados são o resultado de uma Primavera quente e com menos chuva do que o habitual e também de um Verão quente que, embora chuvoso em algumas zonas do país, não trouxe os níveis de chuva que permitissem tirar o país da situação de seca.
Sem comentários:
Enviar um comentário