Portugal desceu para 34º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas (ONU), tendo caído uma posição face ao ano passado.
Os indicadores económicos são aqueles em que Portugal mais se afasta das médias da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), e ainda não contabilizam o impacto da crise internacional.
Por exemplo, se na União Europeia, em média, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita atinge os 29.956 dólares (20.508 euros) e na OCDE os 32.647 (22.343 euros), em Portugal fica-se pelos 22.765 dólares (15.589 euros) por habitante.
O relatório deste ano, que se refere a dados de 2007, ainda não contempla o impacto da crise financeira mundial. Por essa razão, a ONU admite que Portugal corre o risco de, nos próximos anos, descer ainda mais posições no ranking.
Portugal está assim, desde 2005, numa espécie de «primeira divisão» no que respeita grupo os países com desenvolvimento humano muito elevado, nas últimas cinco posições desta tabela.
Sem comentários:
Enviar um comentário