Conhecer a evolução da incidência da Gripe A e os seus sintomas já é possível através de buscas na internet. É desta forma que funciona o Google Flu Trends, um serviço do motor de busca que oferece dados actualizados sobre a propagação da gripe em 30 países do mundo.
Com esta abordagem, a tecnologia do Google pode detectar epidemias de gripe antes dos outros sistemas porque estima a actividade do vírus praticamente em tempo real.
«Este é um modelo estatístico que nos permite observar a evolução em tempo real a doença», diz Isabel Salazar, directora de marketing de produto do Google em Espanha. Assim, a ferramenta realiza pesquisas aos utilizadores Google sobre os sintomas da gripe de modo a estimar o número de casos num determinado país.
O Flu Google Trends porém, não faz diferença entre gripe A e a sazonal. Em Espanha não permite acompanhar o desenvolvimento de comunidades autónomas, o que é possível em outros países, como a França.
«A ferramenta funcionou bem na América, pois apresentou em uma ou duas semanas, os dados oficiais», diz a responsável espanhola.
Flu Google Trends foi lançado há dois anos e decidiu seguir a evolução da gripe, porque é uma das doenças mais comuns que tem consequências em todo o mundo, e por isso é um serviço com um público-alvo global.
Sem comentários:
Enviar um comentário