A entrada em vigor do Tratado de Lisboa vai ser assinalada esta terça-feira numa cerimónia comemorativa em Lisboa, uma organização conjunta do Governo português, da Presidência Sueca da União Europeia, da Comissão Europeia e da Câmara Municipal de Lisboa.
Junto à Torre de Belém, a poucos metros do Mosteiro dos Jerónimos, local onde há dois anos foi assinado pelos 27 líderes da UE o novo Tratado da União, o primeiro-ministro português José Sócrates será o anfitrião de um conjunto de personalidades que se associam à comemoração da entrada em vigor do Tratado de Lisboa.
Recorde as imagens da assinatura do Tratado de Lisboa
O Presidente da República, Cavaco Silva, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o presidente do Parlamento Europeu, o primeiro-ministro da Suécia, actual presidência do Conselho da UE, o presidente do Governo Espanhol, futura presidência da UE, e os recém-nomeados presidente do Conselho Europeu e Alta Representante para a Política Externa e de Segurança, serão alguns dos participantes na cerimónia que terá início às 19h30, junto à Torre de Belém.
A nota de boas-vindas à cerimónia estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, seguindo-se a apresentação de um filme sobre o Tratado de Lisboa.
Tratado de Lisboa: «Uma nova era abre-se hoje»
A primeira intervenção será a do chefe de Estado português, Cavaco Silva, falando em seguida o primeiro-ministro da Suécia e presidente do Conselho da União Europeia, Fredrik Reinfeldt.
O presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, o presidente do Governo Espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, serão os oradores seguintes.
Sem comentários:
Enviar um comentário