A sida já infectou 35 mil portugueses desde 1983 e matou cerca de 25 milhões de pessoas em todo o mundo. A 31 de Dezembro de 2008, Portugal tinha 34 888 casos notificados, segundo o último relatório do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA) sobre a situação epidemiológica da infecção VIH/Sida. O Dia Mundial da Sida é assinalado esta terça-feira. Em Portugal, estão previstas várias iniciativas.
Este ano, o lema das comemorações é o «Acesso Universal e Direitos Humanos» e em Portugal o tema em discussão será o Vírus da Imunodeficiência Adquirida (VIH) no local de trabalho. A Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida vai assinalar a data com a realização da III reunião do Conselho Nacional para a Infecção VIH/sida, na sala do Tratado de Lisboa, no Pavilhão Atlântico.
Repórter TVI aborda luta contra a sida em «Ser Positivo»
A efeméride será assinalada também pela Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) com a abertura da venda de Natal na Baixa de Lisboa, para angariação de fundos e onde será prestada informação sobre o VIH/sida.
Maior número de casos entre toxicodependentes
Está também a decorrer, até ao dia 04 de Dezembro, o peditório nacional da Associação Abraço, com o tema «Um pequeno passo para si, uma grande ajuda para muitos».
Em Portugal, o maior número de casos notificados é de utilizadores de drogas por via endovenosa, representando 42,5 por cento de todas as notificações, reflectindo a tendência inicial da epidemia no país. O número de casos associados à infecção por transmissão sexual (heterossexual) representa o segundo grupo, com 40 por cento dos registos e a transmissão sexual (homossexual masculina) apresenta 12,3 por cento dos casos.
Sem comentários:
Enviar um comentário