[Esconder]Linha do Dão | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
|
A Linha do Dão é uma ferrovia histórica de via estreita (1000 mm) situada no centro de Portugal. O serviço ferroviário de passageiros foi suspenso em 1988 e o de mercadorias em 1972; a infraestrutura viária (carris, travessas, e balastro) foi quase totalmente retirado até 1999.
História
A Linha do Dão foi das primeiras vias-férreas de bitola estreita (via métrica) de Portugal. Inaugurada a de 25 de Novembro1890, foi a primiera via-férrea a atingir Viseu, muitos anos antes da Linha do Vouga. A sua construtora, a CN - Companhia Nacional de Caminhos-de-Ferro, foi a mesma responsável pela construção da Linha do Tua, inaugurada em 1887. As semelhanças entre estas duas vias estreitas passam ainda pela partilha do mesmo engenheiro: Dinis da Mota. Começando na estação de Santa Comba Dao, na Linha da Beira Alta, a Linha do Dão passaria ainda por Tondela, atravessando as terras do Dao, até chegar à estação de Viseu. Aquando da inauguração da Linha do Vouga, ambas as linhas se encontrariam a poucos metros da estacao de Viseu.
Num breve período da década de 1970, a Linha do Vouga foi encerrada, dando-se como justificação desta decisão o facto das antigas locomotivas a vapor provocarem incêndios. Até à sua reabertura após o 25 de Abril, com material a diesel — as célebres automotoras Allan - foi a Linha do Dão quem continuou a garantir a Viseu a afluência de comboios e a sua ligação à restante rede ferroviária nacional.
Em Agosto de 1972 o serviço de mercadorias foi encerrado. A Linha do Dão viria a ser encerrada em 25 de Setembro1988. Em 1 de Janeiro de 1990 seria a vez da Linha do Vouga ser encerrada pela segunda vez, entre Senada do Vouga e Viseu, deixando esta capital de distrito com o título da «maior cidade europeia sem comboio». Entre 1997 e 1999 os carris foram levantados, bem como o balastro e as travessas, deixando o leito ferroviario sem mais nenhuma estrutura.
Actualidade
A estacao de Viseu, terminal partilhado pelas Linhas do Dão e do Vouga, viria a ser demolida alguns anos mais tarde, sendo erguida no seu espaço uma rotunda. Sobra do conjunto da estação apenas um depósito metálico.
Parte da Linha do Dão foi convertida recentemente em ciclovia
Em Torredeita a população decidiu honrar a memória da Linha do Dão de forma diferente: foi re-instalado um pequeno troço com balastro, travessas e carris de uma ponta à outra da estação, e depositada aí uma locomotiva a vapor.
Futuro
Está projectada uma ciclovia em todo o traçado da Linha do Dão.
Sem comentários:
Enviar um comentário