Orago - Nossa Senhora dos Prazeres Área - 11,9 Km2
Ordenação heráldica do brasão e bandeira
Publicada no Diário da República III Série de 30/03/1997
Armas - Escudo de verde, um sol de ouro, uma glande folhada do mesmo, uma espiga de milho folhada de ouro e uma roda dentada de prata, tudo posto em cruz. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda de negro, em maiúsculas : “ ABRAVESES “. |
Bandeira - De amarelo, cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.
Bandeira para hastear em edifícios (2x3) Estandarte para cerimónias e cortejos (1x1)
História e origem do nome
Viseu era uma localidade muito importante no tempo da Roma Antiga, pois afluíam a esta localidade algumas das mais importantes vias provenientes de outras localidades e da capital do imperio.
Os Romanos mandaram construir, para defesa da localidade, uma muralha em forma de octogono, muralha essa que ocupava uma extensa área entre o Rio Pavia e a Ribeira de Santiago, que actualmente tem o nome de Cova do Viriato. Esta praça foi refúgio para legioes romanas quando eram atacadas por bandos pelos, Lusitanos liderados por Viriato.
Da bravura e furor com que os povos locais combatiam, julga-se ter nascido o nome de À Braveses, que mais tarde deu origem a Abraveses.
Outra versão ou lenda que poderá ter dado nome a esta terra, por muitos apelidada de Centro do Mundo, terá origem na localização de uma das portas da muralha que dava saída para o caminho romano, a qual só abria às vezes (Abras Vezes).
Uma outra versão, talvez mais recente, afirma que a evolução do nome teve como base a existência de um povo, os Bravalenses ou Barbarenses', que haviam habitado o "local de vegetação bárbara". Assim, por evolução fonética, Abralveses e mais tarde Abraveses.
Divisão Administrativa
Antiga Divisão
Em Novembro de 1890, surgia a Freguesia de Abraveses, com independência administrativa. Contudo continuava a ser um "curato da Sé", estando assim sujeita à orientação e jurisdição do seu pároco. Veio a tornar-se, tempos mais tarde, também independente.
A Freguesia de Abraveses era constituída nesse tempo pelas povoações de Pascoal, Moure de Carvalhal, Povoa de Abraveses, Esculca, Santiago, Agueira, Santo Estevao e Abraveses, ao centro.
Nova Divisão
A actual freguesia viu diminuída a sua acção no campo territorial e em termos demograficos e culturais.
Deixaram de pertencer à freguesia a quase totalidade de Santiago, Esculca, uma parcela importante da Póvoa de Abraveses (Cava do Viriato), Agueira, Azenha, a maior parte da Estrada Velha, Quinta da Bela Vista e toda a Avenida da Bélgica. Contudo, esta amputação territorial trouxe um rápido crescimento demográfico através da construção de novos bairros como: Santo Estêvão, Organop, Santa Rita, Maninho, Pais da Costa, Santa Luzia, Barrosa e fundo da Barroca.
Sem comentários:
Enviar um comentário