Inov-Art e Inov Mundus
Estágios no estrangeiro reforçam inserção de jovens no mundo do trabalho
O Primeiro-Ministro presidiu à apresentação dos programas Inov-Art e Inov Mundus, em Lisboa, em 9 de Janeiro. Estes programas destinam-se a «dar mais oportunidades aos jovens no domínio da cultura e para que afirmem internacionalmente o nome de Portugal», declarou José Sócrates, que recordou também que a primeira medida aprovada pelo Governo, em 2005, foi o programa de estágios profissionais Inov Jovem o qual, juntamente com outros criados posteriormente, já permitiu a colocação de milhares de jovens em estágios e empregos em empresas nacionais e estrangeiras. «Com estes dois programas damos um bom contributo para a melhoria da política externa, para a melhoria da política cultural e para que Portugal seja um país de oportunidades para os jovens», acrescentou. Mais...
Eliminada intervenção presencial dos cidadãos no recenseamento militar
O Conselho de Ministros de 8 de Janeiro aprovou um Decreto-Lei que simplifica, desmaterializa e desburocratiza o recenseamento militar. Após a eliminação da obrigatoriedade dos cidadãos se apresentarem ao recenseamento militar durante o mês de Janeiro, do ano em que completam 18 anos de idade, este diploma vem, agora, simplificar o processo, eliminando a intervenção do cidadão no momento do recenseamento, obtendo-se, simultaneamente, maior eficácia e redução de custos. A recolha de informação necessária ao recenseamento militar e à sua actualização, passa a processar-se entre os Ministérios da Justiça e da Defesa Nacional, poupando os cidadãos a uma deslocação presencial obrigatória. Esta alteração visa, ainda, universalizar o recenseamento militar, procedendo-se de forma gradual à extensão do dever de comparência ao Dia da Defesa Nacional às cidadãs portuguesas.
Combate ao cancro do colo do útero
O Conselho de Ministros de 30 de Dezembro aprovou a aquisição de 400 000 vacinas destinadas a prevenir o cancro do colo do útero - responsável por 300 mortes anuais de mulheres em Portugal. A vacina contra o vírus do papiloma humano foi iniciada em 2008, tendo Portugal sido o segundo país europeu a incluir esta vacina no Plano Nacional de Vacinação. Em 2008 foram vacinadas as meninas que fizeram 12 anos, sendo o objectivo para 2009 vacinar todas as que completem 13 e 17 anos, de forma a cobrir toda a população feminina jovem - uma vez que a eficácia da vacina é reduzida a partir do início da vida sexual. A Ministra da Saúde, Ana Jorge, referiu que vai também «ser alargado a todo o País o programa de rastreio do cancro do colo do útero, que é a medida mais eficaz em relação aos grupos não abrangidos pela vacina».
Integração de todos os trabalhadores por conta de outrem na segurança social pública
O Conselho de Ministros de 23 de Dezembro aprovou, na generalidade para consultas, um Decreto-Lei que determina que os trabalhadores que venham a ser contratados pelas instituições bancárias serão abrangidos pelo regime geral de segurança social. Assim, no cumprimento da actual Lei de Bases da Segurança Social, o Governo, os sindicatos e os bancos, estabelecem que a antiga Caixa dos Bancários passa a garantir os seus serviços apenas aos actuais inscritos, que manterão todos os seus direitos. Põe-se também cobro à situação de existirem bancários inscritos na segurança social com protecção perante todas as eventualidades, enquanto outros eram apenas protegidos perante algumas, sendo as outras garantidas pelo empregador, o que criava desigualdades de tratamento entre trabalhadores e entre bancos. Com esta diploma completa-se a integração de todos os trabalhadores por conta de outrem no sistema público de segurança social.
Desigualdades diminuíram entre 2005 e 2007
O Primeiro-Ministro afirmou que as desigualdades sociais diminuíram em Portugal entre 2005 e 2007, no debate quinzenal na Assembleia da República, a 17 de Dezembro. Nas respostas às perguntas dos deputados, subordinadas ao tema das políticas económicas e do emprego, José Sócrates referiu os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que apontam para uma diminuição das desigualdades em 2007: em 2004 e 2005 «os 20% mais ricos ganhavam 6,9 vezes mais do que os 20% mais pobres», citou, acrescentando que em 2007, os 20% mais ricos ganhavam apenas 6,5 vezes mais do que os 20% mais pobres. «Há muita gente, que disse que as desigualdades estavam a aumentar, que tem de morder a língua», ironizou. O PM anunciou também o aumento do capital social da Caixa Geral de Depósitos em mil milhões de euros, uma vez que «nunca como agora o País precisou tanto do banco público».
Colocação de professores alargada de três para quatro anos
O Conselho de Ministros de 17 de Dezembro aprovou, na generalidade, um diploma que alarga de três para quatro anos o período de colocação dos professores e promove a sua integração, dos quadros de zona pedagógica, nos quadros de agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas, mediante um concurso interno, visando o reforço da estabilidade do corpo docente. Aprovou também o regime transitório de avaliação dos docentes do pré-escolar, básico e secundário, para vigorar até ao final do 1.º ciclo de avaliação, em 31 de Dezembro de 2009, que corrige alguns pontos do modelo de avaliação, nomeadamente, a existência de avaliadores de áreas disciplinares diferentes dos avaliados, a burocracia dos procedimentos previstos e a sobrecarga de trabalho inerente ao processo de avaliação. Um terceiro decreto, regulamenta os termos e as condições da atribuição do suplemento remuneratório dos directores, subdirectores e adjuntos das escolas e agrupamentos, bem como de outros directores, no quadro do novo regime de autonomia, administração e gestão das escolas.
[Últimas]
Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2008-2015
Certificação de 90% dos professores em competências TIC até 2010
Inscrição na ADSE passa a poder ser feita por via electrónica
Formação em ensino experimental das ciências para docentes do 1.º ciclo do Básico
Cobranças coercivas de dívidas fiscais ascendem a 1547 milhões em 2008
Seguros ao crédito à exportação das empresas vão atingir 4 mil milhões de euros
Pagamento de gasóleo colorido aos agricultores
Programa Inov Mundus
Compromisso para instalação de redes de comunicações de nova geração
Português chefia polícia da ONU em Timor-Leste
Sem comentários:
Enviar um comentário